Para quem esperava, a Google divulgou em seu Blog oficial que seu Sistema Operacional (SO) está em produção. Segundo o Blog o Sistema se chamará Google Chrome OS e será uma extensão do Browser Chrome.

 Google Chrome

O SO será open source (Código Aberto), inicialmente voltado para utilização em netBooks. Seu código fonte será disponibilizado ainda este ano com previsão de chegar ao mercado no segundo semestre de 2010. Rapidez, simplicidade e segurança são os principais objetivos para o densenvolvimento do SO, utilizando a mesma ideia do browser Chrome.

Google Chrome OS is a new project, separate from Android. Android was designed from the beginning to work across a variety of devices from phones to set-top boxes to netbooks. Google Chrome OS is being created for people who spend most of their time on the web, and is being designed to power computers ranging from small netbooks to full-size desktop systems. While there are areas where Google Chrome OS and Android overlap, we believe choice will drive innovation for the benefit of everyone, including Google. (Blog Oficial da Google)

–(tradução)–

Google Chrome OS é um projeto novo, distinto do Android. Android foi projetado desde o início para trabalhar com dispositivos como os telefones. Google Chrome OS está sendo criado para pessoas que gastam a maior parte do seu tempo na web, e está sendo concebido para computadores pequenos, netbooks, e para desktop mais robustos. Embora existam áreas onde o Google Chrome OS e Android se sobrepõem,  acreditamos que a escolha guiará inovação em atenção a todo o mundo, inclusive a Google.

Outra caracteristica do novo SO é a utilização do Linux como Kernel, funcionando em x86 e ARM. Ainda não temos muitos dados mas fica aqui o aviso que estaremos acompanhando e todas as novidades serão postadas aqui.