Melhor que o Xbox One clássico!
Após algumas polêmicas sobre o assunto, o site Eurogamer realizou testes e confirmou que o Xbox One S de fato traz ganhos de desempenho em comparação com o Xbox One.
A equipe do site colocou suas mãos numa versão de produção final do console, e verificaram que sua GPU roda num clock de 914 MHz. Isso é um bom aumento, em comparação com os 853 MHz em que rodava a GPU do primeiro modelo do Xbox One.
Com isso, a largura de banda da ESRAM aumenta em 7.1%, chegando a 218 GB/s efetivos. Eles notam que isso não traz absolutamente nenhuma diferença em alguns games, enquanto outros rodam mais rápidos no Xbox One S.
As maiores diferenças foram verificadas em games com a taxa de quadros ilimitada, assim como em jogos onde o Xbox One original não conseguia manter uma taxa limite de 30 fps. Na situação mais extrema, os ganhos do Xbox One S chegaram a 9 fps. Confira no video abaixo feito pela DigitalFoundry.
O chefe do estúdio Coalition, Rod Fergusson, havia confirmado anteriormente que o Xbox One S iria proporcionar melhores gráficos e melhor desempenho que o primeiro modelo do Xbox One.
A reação da Microsoft foi imediata, com o chefe de planejamento do Xbox, Albert Penello, e chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, dizendo que os jogos não teriam nenhuma diferença gráfica ou de desempenho. Além disso, eles explicaram que o Overclock na GPU tinha como objetivo possibilitar o HDR.
Hoje, Penello confirma que existem sim alguns ganhos no Xbox One S, mas eles são relativamente pequenos e ocorrem em casos específicos. Por causa disso, a empresa resolveu não anunciar essa mudança como um ponto de venda para o console.
Fonte: Eurogamer