Eu sou um dos membros fundadores do projeto JRimum e estamos em “novos tempos” por lá, mudando a casa, organizando e aplicando SCRUM. Ã? Mas o JRimum é um projeto de software livre onde os desenvolvedores colaboram de suas casas bem distantes uns dos outros!!!

Na minha cabeça, pelo pouco que eu conhecia do SCRUM, isso era praticamente impossível! Claro, me enganei. Por ser um framework conseguimos uma forma de adaptar a essa realiadade e a nossa própria.

Ainda não tenho “números” sobre o resultado disso tudo, até porque estamos no início, mas com certeza é possível de se aplicar.

ciclo_scrum

Tá certo que nem tudo é a distância, até porque moramos na mesma cidade, mas as Daily Meetings seriam impossíveis pra nós se fossem presenciais. E aí partimos pra os recursos que a web oferece! TALKS E EMAILS! =)

O que nos ajuda também (e muito) é o nosso querido TRAC, uma beleza! Porém estava eu hoje procurando informações sobre SCRUM e Software Livre e me deparo com o sistema que pretendo testar: Pronto – Esse é o nome do sistema desenvolvido pela BlueSoft.

Bem interessante e vou já vou falar com a galera sobre ele. Aqui no meu trabalho já estão todos avisados também.

Se alguém tiver uma experiência com esse software ou qualquer outro, como também com desenvolvimento ágil e software livre comenta aí. Vai ser uma boa troca de experiências.